Desenvolvimento da Linguagem

Como auxiliar no desenvolvimento da linguagem e fala

A linguagem se desenvolve, também, no meio familiar, em um processo de estimulação continuada. Situações do cotidiano favorecem a comunicação e os pais precisam saber como aproveitar essas oportunidades ajudando no desenvolvimento da linguagem e fala das crianças.

Apresentamos a seguir algumas orientações gerais divididas de acordo com cada faixa etária.

Bebês:

– Converse com seu bebê nas atividades de vida diária, como no momento do banho, da alimentação, da troca de fraldas;
–  Use uma fala simples, concreta, com bastante entonação e expressão facial;
– Pronuncie adequadamente as palavras, não fale errado, seu bebê precisa de modelos corretos de fala;
– Responda às vocalizações e balbucios (converse, olhe, toque, sorria);
– Mostre prazer e interesse pela comunicação com ele;
– Ensine o nome dos objetos, pessoas familiares e ações;
– Comente o que está fazendo, nomeando, descrevendo;
– Cante músicas infantis;

Crianças de 1 ano:

– Imite os movimentos e as produções verbais da criança;
– Fale do que está fazendo quando estiver com ela;
– Descreva as ações do dia-a-dia: banho, vestir-se, comer, andar de carro, viajar;
– Estimule jogos de imitação;
– Leia livros ilustrados;
– Imite sons conhecidos, como o latido do cachorro, pássaros, gato, carros;
– Elogie as tentativas de comunicação;

Crianças de 2 anos:

– Leia livros ilustrados e chamativos;
– Fale das situações novas antes de sair;
– Repita palavras novas várias vezes;
– Ensine-a a seguir instruções (ex: “pegue o livro”)
– Ouça músicas, cantem juntos;
– Escute-a com atenção (evite: “não entendi o que você falou”);
– Faça perguntas para estimular o pensamento e linguagem (ex.: “por que você está tomando banho?”)
– Enfatize características dos objetos – cor, forma, tamanho (ex.: “ que carro grande!”);
– Dê oportunidade para ela usar palavras novas;                                                                                                                                                      – Deixe-a completar uma frase (ex.: “vamos comprar uma…”);

Crianças de 3 anos:

– Estenda a comunicação, mantendo uma “conversa”;
– Comente sobre semelhanças e diferenças de objetos, pessoas e eventos;
– Estimule seu filho a contar histórias;
– Leia para ele histórias cada vez mais longas;
– Preste atenção quando ele falar alguma coisa, retomando os sons que ele tiver dificuldade;
– Dê um tempo para ele responder;
– Utilize brinquedos para ensinar preposições: em cima, atrás, ao lado;
– Exagere, repita, enfatize palavras para chamar a atenção;
– Conte sobre as atividades do dia;
– Pronuncie as palavras de forma correta, não use diminutivos;
– Ensine o “brincar” (organizar uma brincadeira de faz-conta, criar personagens).

 

Crianças de 4 anos:

– Ajude a criança a classificar os objetos e coisas, explicando as categorias (ex. animais, frutas, meios de transporte);
– Ensine-a a usar o telefone;
– Permita que a criança participe das atividades da casa;
– Utilize conceitos de espaço e posição enquanto brinca (ex.: “coloque o carro embaixo da ponte!”);                                                                – Delegue responsabilidades;
– Leia histórias e conversem sobre o texto;
– Permita que ela invente histórias;
– Continue demonstrando satisfação no desenvolvimento da fala dela;
– Não espere perfeição absoluta na maneira como ela fala (nesta idade, algumas trocas ainda são esperadas!)

 

Crianças de 5 anos:

– Escute a criança quando ela estiver falando;
– Incentive-a a expressar seus sentimentos, ideias, sonhos, desejos, medos;
– Estimule brincadeiras criativas (faz-conta), jogos com regras;
– Estimule o relato de experiências vividas na escola, na casa de amigos, etc.
– Proporcione oportunidades de aprender canções, versos, rimas;
– Continue lendo histórias;
– Fale como se falaria com um adulto (mantenha uma “conversa” com a criança);

 

Crianças de 6 anos:

– Ter um momento tranquilo todo dia que permita uma conversa;
– Começar com leitura de palavras simples, números;
– Inventar histórias ou jogos; “criar” um livro de histórias;
– Permita que a criança participe das tarefas da cozinha (livro de receitas com instruções simples);
– Ver filmes ou programas na tv e depois conversar sobre o que viu;
– Participar das discussões familiares;
– Definir palavras e conceitos novos;
– Brincar de “escrever” (ex.: com letras magnéticas, alfabeto móvel).

Referências Bibliográficas:
Notas informativas sobre el desarrolo del habla e del lenguaje. Segunda Edición. Pro-ed, 2003.
Airmard, Paule. O surgimento da linguagem na criança. Porto Alegre, Artmed, 1998.
Método Hanen – desenvolvimento da Linguagem