Avaliação

O primeiro contato do paciente e de seus responsáveis é
com a nossa Diretora Clínica, a fonoaudióloga Raquel
Luzardo. No primeiro encontro é realizado a anamnese,
que é uma entrevista inicial onde buscamos conhecer o
histórico do desenvolvimento da criança e as dúvidas e
angústias da família. Os próximos encontros são com a
criança. Precisamos de 3 sessões em média para uma
avaliação fonoaudiológica detalhada e precisa.
Ao final do processo, temos a devolutiva da avaliação
onde conversaremos com os pais sobre os resultados,
orientações e direcionamento para a terapeuta da equipe
que ficará responsável pelo caso.

O atendimento fonoaudiológico clínico compreende a criança como um todo. Nosso plano terapêutico é apresentado após alguns encontros com os pais e a criança. O objetivo é que o atendimento seja individual, personalizado, pensado e planejado com muito carinho para cada pequeno.

Atuamos principalmente em:

 

• Atraso de linguagem
• Trocas de sons na fala
• Alteração no ritmo da fala (gagueira)
• Dificuldades na alfabetização
• Trocas de letras na escrita
• Dificuldades escolares
• Alterações na voz
• Bebês prematuros ou com síndromes
• Dificuldades de respiração, mastigação e deglutição
• Dificuldades na amamentação e teste da linguinha
• Restrição alimentar
• Autismo

Atendimento Adulto

O atendimento fonoaudiológico para os adultos tem objetivos específicos e planejamento personalizado, respeitando as particularidades de cada indivíduo. É a partir da queixa do paciente que se realiza o estudo do caso. Este estudo compreende uma entrevista sobre o problema e os fatos relacionados, além da avaliação do paciente. Ao final deste processo, que compreende, em média, duas sessões, é apresentado o plano terapêutico com os objetivos a serem atingidos, bem como o prognóstico. Aqui na FONOterapia temos uma fonoaudióloga específica que cuida dos já crescidos.