18 de abril – Dia Nacional da Literatura Infantil

Explorar o universo imaginário e os diversos formatos dos livros ajuda na produção dos primeiros sons e palavras da criança

Algumas dicas de leitura que ajudam a estimular a linguagem

O primeiro “era uma vez” de uma criança é uma viagem sem volta no mundo fantástico das palavras e das histórias. E, hoje, nós comemoramos o Dia Nacional da Literatura Infantil, data que marca o nascimento de Monteiro Lobato. A data homenageia o escritor, que já publicou cerca de 26 obras para as crianças. A leitura, além de ser essencial para a formação dos pequenos, também ajuda no processo de aprendizado da fala e linguagem.

As histórias, além do estímulo que representam à imaginação, aumentam o vocabulário e a curiosidade sobre a linguagem. Contos de fadas, gibis, livros interativos, livros-brinquedos, livros de tecido ou até de banho, o importante é oferecer desde cedo as crianças o contato com esse mundo mágico da literatura. Explorar o universo imaginário e os diversos formatos dos livros ajuda a despertar a curiosidade e favorece a produção dos primeiros sons e palavras dos pequenos. E é tão gostoso contar histórias para os nossos filhos, não é mesmo?

E os bebês entre 15 e 18 meses tendem a aprender uma palavra nova a cada leitura partilhada e a relacioná-la ao objeto que representa, por isso é muito importante aproveitar o potencial de memorização que eles têm nessa fase. Os pais têm um papel fundamental na promoção deste desenvolvimento, ao poder proporcionar as mais diversas experiências de comunicação a seus filhos. Entre essas experiências, a leitura é uma opção riquíssima para ajudar a estimular a linguagem. Os bebês adoram os livros com sons, por exemplo, que além de incentivar a imitação, aguça a curiosidade e a produção dos sons onomatopeicos e a nomeação das palavras.

Vou deixar aqui algumas dicas que podem ajudar a colocar em prática alguns procedimentos que estimulam o desenvolvimento da comunicação oral e o conhecimento linguístico de uma forma geral. Recorri a diversas pesquisas, à experiência clínica e também a minha de mãe.

De 6 meses a 1 ano
Nessa fase, a leitura começa a ser interativa e os pais devem conversar com a criança sobre as figuras, as formas, as palavras e os sentimentos, relacionando-os com a vida cotidiana. Os bebês, quando conseguem se sentar, já podem segurar os livros e também colocá-los na boca. Nessa fase, os pais podem:
• Nomear as figuras que o filho aponta no livro ou aquelas em que ele fica interessado;
• Ajudar o bebê a virar as páginas do livro;
• Transmitir o clima da história por meio da entonação da voz, de gestos e de expressões faciais;
• Conversar com a criança e fazer perguntas sobre as coisas que ela está ouvindo ou fazendo. Por exemplo: “Olha o cachorro! O cachorro faz au-au”;
• Seguir as indicações do bebê para ler mais, repetir ou parar.

De 1 ano a 2 anos
Nessa fase, a criança consegue escolher um livro e entregá-lo aos pais para lerem. Também aponta as figuras e copia as expressões e os gestos do adulto que está lendo para ela. Assim, os pais podem:
• Usar diferentes vozes para representar os diversos personagens das histórias;
• Fazer perguntas para que a criança responda apontando. Por exemplo: “Onde está o gato?”, “Quem faz miau?”;
• Incentivar que ela faça o som de determinado animal. Por exemplo: “Como a vaca faz? Mu!”;
• Sorrir e responder quando a criança fala ou aponta;
Deixá-la virar as páginas do livro;
Ler a mesma história várias vezes se ela quiser;
• Acrescentar mais palavras quando a criança apontar uma imagem. Por exemplo: “Menina. Essa menina é bonita”;
• Fazer outras perguntas sobre as figuras que ela apontar. Por exemplo: Cadê o cabelo da menina?”, “E o cabelo da mamãe?”, “E o seu cabelo?”;
• Nomear e demonstrar ações e emoções nas histórias. Por exemplo: “A menina está rindo”. E então rir;
• Levar sempre um livro quando sair com a criança e ler para acalmá-la ou distraí-la.

De 2 a 4 anos
• Essa é a fase em que as crianças mais gostam de exercer a previsibilidade e, por isso, gostam que os pais leiam as mesmas histórias várias vezes. Também repetem palavras e frases e participam mais da leitura. Os pais podem:

• Fazer perguntas sobre as imagens do livro para que a criança responda. Por exemplo: “O que é isto?”;
• Ler livros que apresentem ações que já entendem como inusitadas. Como: “Os três lobinhos e o porco mau”, ou “O cachorro que faz miau”;
• Valorizar todas as perguntas e comentários que a criança faz, pois são boas oportunidades para começar uma conversa;
• Dar espaço para que ela faça comentários sobre alguma figura ou palavra;
• Incentivar a contar sua história favorita, da sua própria maneira;
• Levá-la a bibliotecas ou livrarias para escolher livros ou ouvir histórias;
• Mostrar como as coisas que acontecem com os personagens são parecidas com algo que ela mesma já fez ou viu;
• Falar sobre os sentimentos dos personagens e perguntar se ela já sentiu a mesma coisa;
• Deixar que conte o que acontece em seguida ao ler histórias já conhecidas.

Algumas dicas na hora de escolher os livros:

Para os bebês
Livros com barulhos ou mesmo de plásticos, como os de banho, despertam muito o interesse dos bebês. Outra opção são os livros de pano, que deixam o pequeno à vontade para manuseá-los. O importante é prestar atenção se ele pode ser levado à boca e se não apresenta pontas ou peças que possam se soltar.

De 1 a 2 anos
Livros com texturas são os mais recomendados para essa idade, pois o toque é fundamental nesse período. As ilustrações também podem ser observadas porque chamam bastante a atenção da criançada dessa faixa etária.

De 2 a 4 anos
Escolha livros repletos de figuras e ilustrações com enredos mais curtos e letras grandes. Livros cartonados com páginas grossas também são opções recomendadas porque facilitam o manuseio. Assim como os pop-ups e os com abas, que interagem com as crianças dessa idade. A princípio, seu filho poderá pedir que você conte a história. Mas, aos poucos vai descobrir como pode ser divertido “ler” do jeitinho dele.

De 5 a 7 anos
É comum a criança ter mais interesse por livros que apresentam figuras conhecidas como sol, árvores e flores com olhos e boca.

De 7 a 10 anos
Nessa fase, a criança passa a se sentir atraída por super-heróis, vilões, príncipes, princesas e, claro, bruxas. Portanto, aposte nesses temas sem medo. Como elas estão começando a ser alfabetizadas, prefira livros com letras grandes e de forma, facilitando o entendimento.

Selecionei também alguns títulos que podem ajudar na fase de estimulação da fala ou em outras situações, como tirar a chupeta, o medo de algo e também outros títulos com aventuras gostosas de ler para os pequenos. Confira:

1 – Sons da natureza – Ciranda Cultural
O livro é de pano e tem um botão que quando aperta faz o som do passarinho, da chuva, do vento.

2 – Que som é esse? Fazenda – Yoyo Books
Livro cartonado com alguns animais da fazenda e com os sons que os bichos emitem.

Títulos para estimular a imaginação e ampliar o vocabulário
1 – Quando mamãe virou um monstro – Joanna Harrison (Brinque-book)
2 – O pinguim chamado Pinguim que tinha pé frio – Jorge Chaskelmann (Amarilys)
3 – O Ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado – Don e Audrey Wood (Brinque-book)
4 – O que tem dentro da sua fralda – Guido Van Genechten (Brinque-book)
As crianças interagem, se divertem e identificam-se com os personagens da história contribuindo para a interação e a estimulação da linguagem. Aproveite para fazer o som dos animais que são os personagens da história e nomeá-los.
5 – O Balde das chupetas – Bia Hetzel (Brinque-book)
Este livro possibilita a identificação da criança com o personagem da história contribuindo para a interação e a estimulação da linguagem e ainda incentiva largar a chupeta.
6 – Seu soninho, cadê você? – Virginie Guerin
Neste livro, as crianças matam a curiosidade e interagem com a história enquanto procuram pelo Seu Soninho com Jacó, abrindo janelas nas páginas, puxando setas e encontrando dobraduras que saltam para fora da folha.
7 – Vai embora grande monstro verde – Ed Emberley ( Brinque-book)
É um livro cheio de recortes que faz com que as crianças espantem seus monstros noturnos da imaginação.
8 – Maria vai com as outras – Sylvia Orthof (Ática)
A ovelha Maria ia sempre com as outras. Mas um dia ela resolveu trilhar seus próprios caminhos.
9 – Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque (José Olympio)
Chapeuzinho é uma bela menina que sofre de um mal terrível – sente medo do medo. Enfrentando o desconhecido, o lobo, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver. Aqui o autor, com sensibilidade, constrói um texto em que a linguagem é um grande jogo. Favorece o aumento do vocabulário e permite o desenvolvimento da consciência fonológica.

Texto com rima que desenvolve a consciência fonológica
1 – Assim Assado – Eva Funari (Moderna)
As repetições no texto dão o tom da história e permite a brincadeira com as palavras estimulando o desenvolvimento da linguagem.
2 – A casa sonolenta – Audrey Wood (Ática)
Proporcionar novas experiências auditivas para a criança com sons e vozes é fundamental. Este livro favorece essa dinâmica. Aproveite para contar a história fazendo vozes diferentes para cada personagem.
3 – O sanduíche da Maricota – Avelino Guedes (Moderna)
4 – A vaca Mimosa e a mosca Zenilda – Sylvia Orthof (Ática)

Livros com figuras grandes e texto curto escrito em letra bastão
Indicado para crianças a partir de 3 anos. É ideal também para a fase da alfabetização porque usam palavras de estrutura simples em que a criança consegue ler quando ainda está aprendendo.
Coleção Gato e Rato – Ed. Ática
1 – A bota do bode – Mary Franca e Eliardo França (Ática)
2 – A boca do sapo – Mary Franca e Eliardo França (Ática)

Lendo, ouvindo, viajando pelos mais diversos universos imaginários, brincando, interagindo e aprendendo, é assim que também se aprende e desenvolve a linguagem. Então, bora ler com as crianças…

Até a próxima!