Desenvolvimento da Linguagem e da Fala

O desenvolvimento da linguagem e da fala, apesar de intimamente ligados, caminham de certa forma separados. A linguagem é o aspecto mais amplo, ou seja, a capacidade de se comunicar, de compreender e ser compreendido, já a fala é a expressão da comunicação, isto é, a forma como transmitimos as nossas idéias.

Etapas de aquisição da fala: 

10 à 14 meses  Þ    primeiras palavras do bebê

18 meses Þ   a fala expressiva possui cerca de dez a vinte palavras concretas

2 anos Þ   poderá estar usando cerca de duzentas palavras

2 anos e meio Þ  o vocabulário aumenta muito, sendo capaz de se expressar por sentenças simples

3 anos  Þ  a criança entende a maior parte daquilo que ouve dos adultos, faz uso de novas palavras e sabe fazer uso da linguagem para conseguir o que deseja

4 anos    Þ  já é capaz de pronunciar adequadamente os fonemas de sua língua

A criança fala conforme o seu meio ambiente. Nesse sentido o papel da família e da escola é fundamental.

Desenvolvimento dos Fonemas

IDADE                             FONEMAS

18 meses                        b, m

2 anos                             p, t, d, n

2 anos e meio                 k, g, nh

3 anos                             f, v, s, z

3 anos e meio                 x (ch), j (ge – gi)

4 anos                             l, lh, r, rr, s e r intermediários e encontros consonantais

Fatores que influenciam o desenvolvimento da aquisição dos fonemas:

  • · orgânicos: má-oclusão dentária, alterações congênitas, paralisia facial, respiração bucal.
  • · funcionais: uso prolongado de chupeta e mamadeira, problemas emocionais, vícios de articulação.

Quando encaminhar para atendimento fonoaudiológico:

  • · Padrão articulatório apresentado pela criança não corresponde à sua idade cronológica;
  • · A fala apresenta ininteligível;
  • · A criança apresenta pequenas trocas, porém, lhe causam grande incômodo;
  • · Por problemas orgânicos como má-oclusão.

O que devemos fazer para ajudar:

  • · Não imitar o falar “errado” da criança;
  • · Quando a criança cometer um erro articulatório, dê a ela o padrão correto sem repetir o erro;
  • · Não exija da criança uma produção além da esperada para sua idade;
  • · Propicie o desenvolvimento da fala, deixando que a criança expresse oralmente o que deseja;
  • · Não use palavras no diminutivo, pois, por serem semelhantes, dificultam sua memorização.

Fonte:
Guia do Bebê
ABC da Saúde