O desenvolvimento da linguagem e da fala, apesar de intimamente ligados, caminham de certa forma separados. A linguagem é o aspecto mais amplo, ou seja, a capacidade de se comunicar, de compreender e ser compreendido, já a fala é a expressão da comunicação, isto é, a forma como transmitimos as nossas idéias.
Etapas de aquisição da fala:
10 à 14 meses Þ primeiras palavras do bebê
18 meses Þ a fala expressiva possui cerca de dez a vinte palavras concretas
2 anos Þ poderá estar usando cerca de duzentas palavras
2 anos e meio Þ o vocabulário aumenta muito, sendo capaz de se expressar por sentenças simples
3 anos Þ a criança entende a maior parte daquilo que ouve dos adultos, faz uso de novas palavras e sabe fazer uso da linguagem para conseguir o que deseja
4 anos Þ já é capaz de pronunciar adequadamente os fonemas de sua língua
A criança fala conforme o seu meio ambiente. Nesse sentido o papel da família e da escola é fundamental.
Desenvolvimento dos Fonemas
IDADE FONEMAS
18 meses b, m
2 anos p, t, d, n
2 anos e meio k, g, nh
3 anos f, v, s, z
3 anos e meio x (ch), j (ge – gi)
4 anos l, lh, r, rr, s e r intermediários e encontros consonantais
Fatores que influenciam o desenvolvimento da aquisição dos fonemas:
- · orgânicos: má-oclusão dentária, alterações congênitas, paralisia facial, respiração bucal.
- · funcionais: uso prolongado de chupeta e mamadeira, problemas emocionais, vícios de articulação.
Quando encaminhar para atendimento fonoaudiológico:
- · Padrão articulatório apresentado pela criança não corresponde à sua idade cronológica;
- · A fala apresenta ininteligível;
- · A criança apresenta pequenas trocas, porém, lhe causam grande incômodo;
- · Por problemas orgânicos como má-oclusão.
O que devemos fazer para ajudar:
- · Não imitar o falar “errado” da criança;
- · Quando a criança cometer um erro articulatório, dê a ela o padrão correto sem repetir o erro;
- · Não exija da criança uma produção além da esperada para sua idade;
- · Propicie o desenvolvimento da fala, deixando que a criança expresse oralmente o que deseja;
- · Não use palavras no diminutivo, pois, por serem semelhantes, dificultam sua memorização.
Fonte:
Guia do Bebê
ABC da Saúde