Desenvolvimento Motor

Aos 18 meses, a criança já é capaz de folhear paginas de livro, usar o dedo indicador e segurar o lápis com preensão.

Será que a criança adquiriu corretamente todas as habilidades motoras na idade adequada? O que devemos fazer para que isso ocorra? Para respondermos essas perguntas é necessário entender como funciona o processo do desenvolvimento motor da criança, o qual é fruto do resultado da interação contínua entre os fatores genéticos individuais e os fatores psicossociais, culturais e do meio ambiente. As etapas do desenvolvimento são dinâmicas e sequenciais. Em cada idade se observam aquisições motoras típicas e a qualidade com que são realizadas.

Etapas das aquisições motoras
2 a 3 meses: levanta a cabeça do plano da mesa e gira em direção ao objeto;
3 a 4 meses: consegue sustentar a cabeça por completo;
6 a 7 meses: mantém-se sentado com apoio;
9 a 10 meses: engatinha;
10 a 11 meses: fica de pé com apoio;
11 a 13 meses: fica de pé sem apoio e dá os primeiros passos com ou sem apoio;
1 ano e meio: sobe escada engatinhando, anda com segurança e chuta uma bola;
2 anos: sobe e desce escada sem apoio e pula sobre uma corda com os dois pés;
3 anos: corre e sobe e desce escada com apoio;
4 anos: dá vários saltos no mesmo lugar e desce e sobe escada com mais segurança;
5 anos: salta obstáculos, joga amarelinha e tem equilíbrio na ponta dos pés.

Sinais de alerta: sugestivos de possíveis desvios do desenvolvimento motor adequado
• Pobreza de movimentos ou movimentos excessivos e desorganizados;
• Irritabilidade ou choro extremos; não sorri aos três meses;
• Controle pobre de cabeça depois dos três meses de idade;
• No colo ou quando sentado tenta constantemente se jogar para trás;
• Usa somente um lado do corpo ou apenas os braços para se arrastar;
• Não senta sem apoio aos 8 meses;
• Dificuldade de repousar o corpo sobre uma superfície de suporte ou dificuldade de realizar movimentos ativos ou passivos;
• Mãos persistentemente fechadas;
• Dedos do pé em garra (dobrados para baixo);

Veja algumas sugestões de estimulação motora:
• Fazer massagem no corpo da criança estimulando pés, mãos, costas, rosto.
• Estimular o tato do bebê com objetos de diferentes texturas. Ex: encoste em sua mãozinha algo áspero e depois macio.
• No banho, colocar objetos que possam ser preenchidos com água e depois esvaziados.
• Colocar músicas de diferentes ritmos para dançar.
• Espalhar brinquedos ao redor do bebê e deixá-lo brincando no chão.
• Dar ao bebê brinquedos grandes e coloridos para empilhar e encaixar.
• Deixar à mão objetos que possam ser colocados e retirados de uma caixa ou balde.
• Brincar em escorregadores e balanços.
• Brincar de esconde-esconde ou pega-pega, jogar bola.
• Brincar de pular em um pé só, jogar amarelinha, pular corda.

Fonte:
Nathália Luna – fisioterapeuta