Disgrafia

O que é
Pode-se definir a disgrafia como uma deficiência na qualidade do traçado gráfico sendo que, essa deficiência, não deve ter uma causa, um “déficit” intelectual e/ou neurológico. Estamos, portanto, falando de crianças de inteligência média ou acima da média, que por vários motivos apresentam uma escrita ilegível ou demasiadamente lenta, o que lhes impede um desenvolvimento normal da escolaridade (Ajuriaguerra, 1977).

A disgrafia, também chamada de “letra feia”, não está necessariamente associada à disortografia (erros ortográficos). Na maioria destes casos, a “letra feia” é conseqüência das dificuldades para recordar a grafia correta para representar um determinado som ouvido ou elaborado mentalmente. Neste sentido, a criança escreve devagar, retocando cada letra, realizando de forma inadequada as uniões entre as letras ou amontoando-as com o objetivo de esconder os erros ortográficos.

Características
– Lentidão na escrita.
– Letra ilegível.
– Escrita desorganizada.
–  Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.
–  Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial.
– Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.
– Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, omissão de letras, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).
– Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.
– O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.
– Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular.

O disgráfico não apresenta características isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.

Tratamento e orientações
– O tratamento requer uma estimulação linguística global e um atendimento individualizado complementar à escola.
– Os pais e professores devem evitar repreender a criança.
– Reforçar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista.
– Na avaliação escolar dar mais ênfase à expressão oral.
– Conscientizar o aluno de seu problema e ajudá-lo de forma positiva.

Fonte:
ABC da Saúde