Fluorose

A ingestão em excesso de flúor na infância, presente principalmente no creme dental,  prejudica a formação dos dentes

Além de escovar os dentes após as refeições, há outro cuidado fundamental na hora da higiene da boca da criança: o creme dental. Isso porque o flúor, presente na maioria desses produtos, se ingerido em excesso, entre 11 meses e 7 anos, momento da formação dos dentes, pode trazer manchas brancas. Em casos mais severos, os dentes podem ficar porosos e amarronzados. É a fluorose.

Fique atendo aos cremes dentais que tenham baixo teor de flúor, pois há alguns produtos sem a substância, mas que não são tão eficazes na prevenção da cárie.

Algumas medidas em casa são importantes para que seu filho não consuma tanto flúor. Em primeiro lugar, evite comprar aquelas pastas coloridas e com sabores, porque estimulam que a criança engula o produto. Além disso, a quantidade é outro um fator importante. O ideal é uma ‘sujeirinha’ de pasta na escova (do tamanho de um grão de ervilha). Não deixe também os cremes dentais ao alcance de seu filho.

Além do creme dental
Embora ele seja o principal vilão para o surgimento da fluorose, não é o único produto que traz flúor em sua composição. A água e alguns alimentos também podem conter a substância. A fluoretação artificial da água, embora importante no controle da cárie da população, merece atenção. Na hora de preparar mamadeiras e comidas, em que ocorrerá ingestão de um volume maior de água, é importante substituí-la pelas minerais de garrafa (observe a quantidade de flúor descrita no rótulo).

Alguns alimentos consumidos principalmente pelas crianças, como achocolatados em caixinha e bolachas, apresentaram flúor em sua composição. Muitas vezes, esses produtos infantis são enriquecidos com fósforo e cálcio, e é comum que a fonte de fósforo venha contaminada com o flúor, sem o conhecimento do fabricante.

Prevenção
Procure evitar que seu filho consuma muitos alimentos que contenham flúor, supervisione sempre o momento da escovação dos dentes e oriente-o para que cuspa todo o creme dental. 

Fonte: Revista Crescer