Mesmo com o uso de chupetas apropriadas, os especialistas advertem: após os 2 anos de idade, o uso continuo de chupetas e mamadeiras é nocivo para a formação dos dentes e da musculatura da boca da criança, criando problemas estéticos, na fala e na respiração. Se ela for imatura demais e ainda precisar da chupeta, pode-se deixar até 2 anos e meio, no máximo 3.
Milhões de crianças no Brasil usam modelos de chupeta impróprios e, por isso, têm a chamada mordida aberta – espaço entre os dentes superiores e inferiores. Para estas crianças, apesar de que a tendência será os dentes voltarem ao lugar, as mesmas provavelmente vão ter que usar aparelhos ortodônticos no futuro.
Seria excelente se a criança não usasse a chupeta. Mas se isto não for possível, a solução é escolher o modelo correto.
E qual seria o modelo adequado ?
O tipo do bico da chupeta deve ser ortodôntico e tem que estar de acordo com a idade da criança. Às vezes o bebê não aceita a chupeta porque é muito grande para sua idade.
Quanto ao material, não é muito relevante. Poderá ser em látex ou silicone. Mas o importante, é que o bico seja anatômico, de modo que se encaixe no palato (céu da boca) e tenha apoio para a língua, deixando-a na posição correta de descanso.
O escudo ou parte externa da chupeta, tem que acompanhar a curvatura do rosto da criança, provocando vedação labial, para impedir que ela crie o mau hábito de respirar pela boca.
Cuidados
Para prevenir, não devemos deixar muitas chupetas à disposição da criança o tempo todo, nem pendurá-las no pescoço. Deve-se reservá-las para quando a criança sentir sono ou realmente estiver com vontade.
Na hora de tentar tirar a chupeta, é preciso fazê-lo de modo gradativo, mostrando à criança as vantagens que ela vai ter se largá-la.
Um outro problema grave que pode ser causado pela chupeta, principalmente se for usado o modelo errado, é a respiração bucal. A criança que respira pela boca tem o palato fundo, porque a língua deixa de estar em contato com ele e não o estimula. Por outro lado, as narinas diminuem e o maxilar não se desenvolve.
Não devemos, também, molhar a chupeta no açúcar ou mel, a fim de acalmar ou fazer com que o bebê durma, pois isto pode provocar cáries.
Fonte:
Guia do Bebê
Revista Crescer