O peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança
Postura adequada e cuidados com o excesso de peso são hábitos que se deve ter em todas as idades para a proteção da coluna. A atenção maior recai sobre as crianças, que passam horas sentadas de forma inadequada para assistir televisão, comer, estudar ou jogar videogame, sem saber que, futuramente, podem ter fortes dores na coluna ou até mesmo problemas de postura.
A postura deve ser observada
Devemos atentar para o uso incorreto de calçados, mochilas e também na forma como se posicionam em frente do computador e nas carteiras da escola. Em qualquer idade, o ideal é sentar-se com 90º entre as pernas e as costas. Já os cotovelos devem ficar sempre apoiados neste mesmo ângulo. As crianças estão em fase de formação, por isso, qualquer fator que interfira na postura de forma negativa pode ser prejudicial no futuro.
Atenção com as mochilas
Elas são as grandes vilãs em 60% dos casos de meninos e meninas com problemas nas costas e nos ombros, pois todas as estruturas da coluna podem ser diretamente afetadas pelo excesso de força exercida pelo peso exagerado das mochilas. As crianças acabam empurrando o corpo para trás e, para compensar, automaticamente, projetam os ombros para frente, comprometendo a coluna, o quadril (bacia) e os ombros. Como estão em fase de crescimento, os cuidados com a coluna vertebral devem ser ainda maiores. Se o peso da mochila não for compatível com o peso da criança, os problemas de postura, como escoliose e a hipercifose, podem trazer sérios danos funcionais e estéticos para o resto da vida.
Alças ou rodinhas?
Muitos pais acreditam que a mochila com rodinhas é a melhor opção para a criança. Engano! A altura do puxador tem que ser adequada a altura da criança, e o peso também não pode ultrapassar a porcentagem limite, caso isso aconteça, o esforço da criança ao puxar o carrinho pode causar lesões tão sérias quanto carregar a mochila nas costas.
Como prevenir lesões
• As mochilas devem ter duas tiras para distribuir o peso da melhor forma.
• As tiras devem ser preferencialmente acolchoadas e ajustadas de forma que a mochila fique rente ao corpo da criança.
• A largura da mochila não pode ser maior que o dorso da criança.
• A mochila não deve ultrapassar a cintura da criança.
• Dê preferência para mochilas com poucos bolsos. Vários compartimentos pode ser um atrativo para carregar mais objetos!
Fonte:
Guia do Bebê
Revista Crescer
SBP
SPSP